Açaí: conheça mais sobre essa super fruta

O açaí, fruta típica da região Amazônica, é produzido pelo açaizeiro, uma palmeira que pode chegar até 30 metros de altura e que produz de uma única vez até quatro cachos das frutinhas. Ela nasce em áreas úmidas e a produção da safra se dá durante o inverno brasileiro, ou seja, no segundo semestre do ano. Atualmente a fruta também é produzida em países que abrangem a região amazônica como o Equador, Venezuela, Colômbia e nas Guianas.

O açaí ganhou fama no Brasil durante o século no início dos anos 2000, principalmente quando ele deixou de ser consumido na praia e foi para as academias de ginástica, visto que ele está associado a uma alimentação saudável e poderosa fonte de energia, pois é rico fibras, proteínas, vitaminas e minerais.­

Com um alto teor de proteínas, o açaí ganha o status de alimento fitness, pois ele colabora na formação de aminoácidos, um aliado na construção músculos. Além disso, é um energético natural.

­Na região amazônica o açaí é consumido principalmente gelado e acompanhado de farinha de tapioca, ou peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho. O pirão da fruta também ganha lugar na mesa, assim como a geleia, sorvetes e doces.

­Outra curiosidade do açaí é que, diferente do que muita gente acredita, seu consumo não engorda, se for consumido com moderação e sem muita adição de acompanhamentos.

Postagens Recentes