Açaí: o fruto que conquistou o paladar do brasileiro, americano e o europeu

O açaí é uma das fontes de alimentação mais importante da região amazônica, e há anos vem conquistando espaço no mundo todo.

fast-acai-fruta-in-natura 

De acordo com o folclore brasileiro, existia uma tribo indígena muito numerosa, e com o tempo os recursos não eram suficientes para alimentar a todos. Foi então que o cacique Itaki determinou que todos os recém-nascidos fosse sacrificados para conter o crescimento populacional da aldeia. Tempos depois sua filha Iaçá deu a luz a uma menina, e assim como todos os bebês da tribo ela foi sacrificada. Desesperada Iaçá pediu a seu deus Tupã que mostrasse ao seu pai outra forma de ajudar o seu povo. Certa noite, ela ouviu o choro de uma criança, e ao sair da sua oca viu a sua filhinha sorridente junto a uma grande palmeira. Então Iaçá correu em direção a filha abraçando-a, porém sua filha desapareceu misteriosamente. Inconsolável Iaçá chorou até morrer abraçada aquela palmeira. No dia seguinte quando seu corpo foi encontrado, ela estava com uma expressão sorridente olhando para o alto da palmeira onde havia cachos de frutinhos escuros. Então o cacique ordenou que apanhassem os frutos e obteve um um vinho avermelhado que batizou de açaí em homenagem a sua filha (Iaçá invertido). O fruto alimentou seu povo e a partir daquele momento ele suspendeu o sacrifício das crianças.

fast-acai-na-tigela

O açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, ganhou as academias e agora está presente nos mercados americano e europeu.

O renomado surfista Kelly Slater é um dos apreciadores da fruta, “Eu amo açaí. É uma das coisas que eu mais gosto de comer no mundo!”.

Hoje nos Estados Unidos o consumo de açaí supera toda a produção do estado do Pará.

Muito consumido por atletas e praticantes de atividades físicas o açaí tem inúmeros benefícios. Rico em minerais, vitaminas do complexo B ele é um excelente anti-oxidante. Além disso ele é rico em fibras, auxilia na melhora da circulação sanguínea e ainda possui propriedades anti-inflamatórias.

Postagens Recentes