Como a Fast Açaí conquistou o Selo de Excelência em Franchising?

No dia 7 de abril, a Fast Açaí recebeu o Selo de Excelência em Franchising – SEF 2017, na categoria Pleno, após seu primeiro ano elegível a certificação. Concedido pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, em que foi reconhecida a qualidade e excelência da empresa, essa chancela visa estimular sua evolução no mercado através da valorização das melhores práticas e do profissionalismo.

A presidente da ABF em 2016, Cristina Franco, ressalta a importância desse selo: “Todo segmento que quer ser profissional, assertivo e gerar resultados precisa ter indicadores de gestão”. Gustavo Schifino, presidente da Comissão de Ética da ABF, aponta que “o selo é fundamental para o desenvolvimento das redes de franquias. Ele é uma chancela concedida não pela ABF, a ABF coordena esse certame, efetivamente quem te dá a chancela é o franqueado, é como se o franqueado estivesse dizendo que aquilo que foi combinado efetivamente foi cumprido”.

 

Como conquistar o Selo de Excelência em Franchising?

Para conquistar o Selo de Excelência em Franchising ABF, as franquias passam por uma pesquisa com uma empresa especializada, em que as questões que a compõem são estruturadas em cinco quesitos, classificados como Índices de Performance:

  • Global – satisfação geral do franqueado em relação à franquia (com peso 2);
  • Econômica – satisfação em relação à marca e rentabilidade;
  • Operacional – satisfação em relação ao suporte operacional da franquia;
  • Relacionamento – satisfação em relação ao relacionamento da marca com o franqueado;
  • Sustentabilidade – satisfação em relação as práticas de sustentabilidade adotadas pela rede

A média ponderada dos quatro primeiros índices resulta na pontuação final. Após a apuração, ainda é considerado um bônus referente à pontuação no quesito Sustentabilidade. Para receber o selo é necessário atingir a nota mínima de 75,00 de 100.

Após a fase de pesquisas e apuração da nota de performance global das marcas franqueados, a Comissão de Ética fará a validação dos resultados, levando em consideração as informações prestadas no relatório emitido pelo Departamento Jurídico, para assim conceder ou não a chancela do Selo de Excelência.

 

Categorias

O Selo também é dividido em categorias, em que cada categoria deve atender a requisitos mínimos. Estas são divididas em:

  • Pleno – 10 ou mais franqueados, 10 unidades franqueadas e 2 anos como franqueador;
  • Sênior – 30 ou mais franqueados, 30 unidades franqueadas e 5 anos como franqueador;
  • Máster – 60 ou mais franqueados, 60 unidades franqueadas e 10 anos como franqueador.

 

Benefícios de uma rede chancelada

Entre os benefícios que esse selo engloba, é possível ressaltar os imediatos:

Pesquisa de satisfação dos franqueados

Uma pesquisa completa e detalhada abordando os índices de satisfação da sua rede de franqueados.

Atratividade para marca

A empresa passa a ser muito mais atrativa para investidores interessados em comprar uma franquia.

A importância dessa chancela no ano de 2017 é que a mesma representa a capacidade de crescimento de uma franquia, em meio ao conturbado cenário econômico em que estamos vivendo.

 

Pontos altos

Durante a premiação foram pontuadas questões que se sobressaíram para a decisão da concessão dessa chancela:

– Dedicação intensa ao fortalecimento da relação franqueador-franqueado;

– Trabalho ainda mais próximo de seus parceiros de negócios, com foco apurado nos indicadores de performance das unidades;

– Investimento ainda maior na consultoria de campo, nas ferramentas de marketing e nas redes sociais com o objetivo de ficarem mais próximas dos consumidores e dos franqueados.

 

Quer se tornar um franqueado de uma das franquias que mais cresce no país? Faça um pré-cadastro aqui, para assim entrarmos em contato e marcarmos uma reunião para apresentar a franquia Fast Açaí.

Recommended Posts