Conheça as atividades físicas indicadas para mulheres em cada idade

A prática de atividades físicas é muito benéfica. Correr, nadar, pedalar ou lutar são ótimas indicações para quem quer e deve ter uma vida mais saudável. Para as mulheres, essa preocupação é ainda maior, afinal a saúde e a estética são cada vez mais relevantes. Saiba mais sobre o as vantagens da prática de atividade física para mulheres. Pensando nisso, separamos algumas atividades físicas indicadas para mulheres em cada idade, respeitando as necessidades de cada época da vida.

Confira as atividades físicas indicadas para mulheres em cada idade:

12 a 19 anos

Nessa faixa etária, as transformações estão no auge, afinal a puberdade bombardeia o corpo com hormônios e também com energia. O indicado para essa etapa são os esportes coletivos, que incentivam a socialização que pode ser afetada pelas mudanças do corpo. Além disso, as danças, de qualquer estilo, podem incentivar o descobrimento do próprio corpo e o entendimento das mudanças que estão acontecendo, além de ajudar na autoestima. Além disso, atividades aeróbicas são ótimas para queimar energia e promover o controle da gordura corporal.

20 a 29 anos

Com a chegada da fase adulta, as mulheres começam a ter maior preocupação com o corpo. Além disso, os hormônios já estão mais estáveis e os exercícios devem atender a essas necessidades. Esta é a fase em que praticamente todas as atividades físicas são incentivadas, tais como atividades aeróbicas (corrida, pedalada e natação), esportes individuais (tênis e lutas em geral), yoga, pilates e ginástica com bebês e circuito.

Dos 20 aos 29 anos está indicado o Pilates

Dos 20 aos 29 anos está indicado o Pilates.

30 a 39 anos

Por terem menos tempo e a vida ser muito acelerada, mulheres nesta faixa de idade devem procurar atividades físicas que sejam também um hobbie, como musculação, ginástica e tênis, além de pilates e yoga. Mais do que os benefícios físicos, essas práticas são essenciais para que a autoestima dessa mulher não caia e os exercícios se tornem aliados na rotina.

40 a 49 anos

Nesta fase, o organismo começa a desacelerar e fica mais difícil manter o peso e a saúde em dia, sem falar na menopausa. Caminhada, musculação e atividades ao ar livre em geral são indicadas para aumentar a autoestima e cuidar da saúde da mulher.

A partir dos 50

A partir desta fase, é importante evitar fazer exercícios muito pesados, já que começa a ocorrer a perda da massa muscular. Para evitar impactos e manter a qualidade de vida, são indicadas atividades na água, em geral, como natação, hidroginástica, corrida e bicicleta na água. Aliado a isto, deve-se pensar na musculação e no treinamento funcional, que buscam aumentar os tônus muscular e trabalhar as articulações.

Depois dos 60, pratique natação

Depois dos 50, pratique natação.

 

Portanto, a dica é se manter ativa e passar os anos com mais saúde, praticando o exercício correto para sua idade.

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