Dicas de alimentos que fazem bem ao coração

Destaque - 22, April, 2016

Dicas de alimentos que fazem bem ao coração

As doenças cardiovasculares, como pressão alta, AVC ou infarto, estão relacionadas aos altos níveis de colesterol no sangue e a alimentação rica em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas é essencial para evitar esse problema. Conheça alimentos que fazem bem ao coração e quais os seus benefícios.

azeite

Azeite extra virgem

O ingrediente aumenta o colesterol bom (HDL) e possui antioxidantes que combatem os radicais livres que previnem doenças cardíacas. O indicado é ingerir 1 colher de chá de azeite extra virgem por dia, no tempero de saladas cruas ou no pão.

vinho tinto

Vinho tinto e suco de uva natural

São ricos na substância resveratrol, que previne o envelhecimento das células e combate o mau colesterol. O indicado é que seja ingerida 1 taça de vinho tinto por dia ou que essa quantidade seja substituída pelo consumo diário de 250 a 500 mg de resveratrol em cápsulas.

alho2

Alho

O alho é rico em alicina e em ajoene, substâncias que fluidificam o sangue, diminuem a pressão arterial e dificultam a coagulação sanguínea. Pode ser usado como tempero de carnes, peixes, saladas, molhos e acompanhamentos, como arroz e macarrão.

linhaca

Linhaça

É rica em ômegas 3 e 6, que combate o colesterol mau, aumenta o bom e ainda melhora a memória e a concentração.

-acerola-morango-e-laranja-

Acerola, morango e laranja

Essas frutas são ricas em vitamina C, que possuem ação antioxidante e diminuem o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, sendo eficaz na prevenção da aterosclerose.

aveia

Aveia

Possui ômega 3, folato, potássio e fibras que podem ajudar a diminuir os níveis de mau colesterol na corrente sanguínea.

 beneficios-do-tomate--640-427

Tomate

É rico em licopeno, que tem ação antioxidante e exerce função benéfica ao coração.

atum-salmao

Peixes, como sardinha, atum e salmão

Peixes ricos em ômega 3 aumentam o bom colesterol e diminuem o mau colesterol. Para conseguir esse benefício, é importante que eles não sejam consumidos fritos nem empanados.

banana

Banana

É rica em potássio, mineral que protege a musculatura que forma o coração.

chocolate-amargo

Chocolate preto

O chocolate amargo é rico em flavonoides e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promovem a saúde do coração. Apesar de serem bastante calóricos, é recomendado o consumo de 1 quadradinho por dia.

acai_02_fastacai-7

Açaí

O fruto possui grande quantidade de antioxidantes, que reduzem o colesterol ruim devido à oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL). O indicado é tomar uma dose de 350 ml de açaí de ao dia.

Esses alimentos devem ser ingeridos frequentemente nas quantidades adequadas e podem reduzir em até 80% o risco de doenças cardíacas. Mas, além de consumir os alimentos indicados, é importante variar na alimentação e reduzir o consumo de alimentos que fazem mal ao coração, como pizza, salgadinhos, hambúrgueres e frituras.

Onda

Veja mais notícias

do nosso blog

AÇAÍ E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR

O Açaí - 18, October, 2023

AÇAÍ E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR

Continue Lendo

FAST AÇAÍ, A FRANQUIA QUE CABE NO SEU BOLSO

O Açaí - 10, October, 2023

FAST AÇAÍ, A FRANQUIA QUE CABE NO SEU BOLSO

Continue Lendo

POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR EM UMA FRANQUIA FAST AÇAÍ?

Franquia - 18, September, 2023

POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR EM UMA FRANQUIA FAST AÇAÍ?

Continue Lendo

Onda