Os benefícios da água para o pleno funcionamento do organismo humano

A água é indispensável para a vida humana, pois compõe todos os fluidos corporais e auxilia no transporte, absorção de nutrientes e excreção. Se dois terços do corpo humano é composto de água, é fato que bebê-la diariamente é fundamental para o pleno funcionamento do organismo humano. Conheça os benefícios da água para a saúde.

Mais do que um poderoso hidratante natural, a água mantém o bom funcionamento de todos os órgãos e tecidos, como pele, cabelos e previne o envelhecimento precoce da pele. A justificativa para isso é que quanto mais jovem a pessoa, maior a quantidade de água que a constitui. Prova disso é que aproximadamente 75% do peso do corpo de uma criança é formado por água, enquanto o homem tem apenas 53% e as mulheres, 46%.

Para manter o bom funcionamento do corpo, a quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa e é influenciada por elementos como o clima, hábitos de vida, idade, sexo e massa corporal. Além desses aspectos, a quantidade ideal deve ser respeitada: beber mais água do que o necessário também traz malefícios que podem ser fatais, pois provoca queda de sal no organismo e leva a quadros de edema cerebral, coma e até morte.

Para saber qual deve ser a sua média, faça a seguinte conta: multiplique 30 ml pelo seu peso e você chegará ao número que define quantos litros de água a pessoa deve beber por dia:

30 mililitros x 73 quilos = 2,2 litros

O que vai variar é a quantidade de esforço físico que a pessoa faz por dia, se ela pratica alguma atividade física ou mora em uma região muito quente ou mais seca. O adequado é que haja o consumo consciente e apropriado ao seu perfil, mas alguns cuidados básicos devem ser lembrados.

  • Não fique grandes períodos de tempo sem tomar um gole de água. O ideal é que se tome pelo menos um copo de água a cada hora.
  • Ao fazer atividade física, fique atento à necessidade de tomar ainda mais água.
  • Em dias quentes, é importante tomar uma dose extra de água devido a exposição ao calor que faz com percamos mais água que o normal.
  • Consuma muitas frutas e as verduras cruas, pois além de ajudarem na hidratação esses alimentos costumam ser menos calóricos que os demais, colaborando para manutenção da boa forma.
Recommended Posts